Gravatas

Descubra como encontrar a gravata ideal para qualquer ocasião

A gravata é um acessório indispensável em um guarda-roupa masculino, afinal, mesmo que você não trabalhe em um ramo que exige o uso dela, sempre pode haver ocasiões que seja necessário o uso de um look mais formal. Para quem ainda não tem muita experiência com gravatas é normal que fique em dúvida de como escolher a ideal para determinada situação.
Por isso, hoje trazemos quatro dicas que vão te ajudar a escolher a sua melhor gravata. Venha conferir!


1. Qual a ocasião?

Vamos começar pelo ponto básico: qual é essa ocasião que você precisa de gravata?
Se for uma ida ao escritório ou um casamento pela manhã, nossa dica é optar por cores mais leves e claras com texturas opacas.
Para reuniões importantes ou situações formais, use cores mais sérias como o bordô ou azul-marinho.
Festas à noite já podem contar com gravatas com tecidos mais brilhosos, dando um ar mais sofisticado ao seu look.

Outro ponto importante a considerar é o corte da gravata, existem dois tipos: a tradicional (mais grossa) e slim (mais fina). A primeira é a indicada para ocasiões formais e a segunda para mais descontraídas, sendo até mesmo mais utilizadas por homens mais jovens.

 

2. Como escolher a cor?

Antes de pensar na cor e textura da sua gravata é importante começar pelas cores da camisa, terno ou blazer e calça.
Veja as peças que tem à sua disposição, faça a combinação entre elas e, na dúvida de como combinar a gravata com essas cores de roupas, opte por combinações das quais já sabemos que combinam. Uma dica sem erros também é de fazer uma combinação tom sobre tom, ou seja, a camisa mais clara e a gravata mais escura.

 

3. Escolha da estampa

Mesmo para aqueles que não tem tanta experiência com gravatas, uma estampa é sempre bem-vinda! Sobretudo quando falamos das clássicas listras e xadrez.
Se a ocasião é mais formal, aposte naquelas cuja estampa é mais miúda. Quanto à camisa, as lisas em tonalidades claras são as ideais. Mas se você está indo em algum evento informal, o leque de opções torna-se maior. Gravatas estampadas com listras ou quadrados ficam muito bem neste tipo de look e, para a combinação ficar perfeita, é só combinar com camisas lisas em cores mais neutras.
Para os mais jovens que gostam de um estilo despojado e sofisticado, está liberado as gravatas com outros elementos, como florais.

 

4. E quanto ao tamanho?

Não adianta preparar uma excelente combinação de cores e texturas se o tamanho da gravata não estiver certo. Evite este tipo de situação adotando a seguinte regra: a gravata sempre deve estar à altura da fivela do cinto. Menos que isso ou mais está errado.
Agora que você já tem todas as dicas, que tal escolher a sua gravata com a gente? Aqui na Federal Time temos estampas, texturas e modelos que vão dar aquele toque incrível no seu look.